Skip to Main Content
I'm looking for

Como combater as infecções

A chave para combater a infecção tem sido considerada como sendo o controle intensivo da infecção e as rotinas de vigilância  juntamente com o uso das soluções certas. 

Imagem ampliada de agentes patógenos
Agentes patógenos

Mais de 1,4 milhões de pessoas, a dado momento, são vítimas de infecções associadas aos tratamentos, HCAI , e o impacto financeiro e o sofrimento desnecessário dos pacientes são pesados. 1 em cada 11 pacientes no mundo sofre de infecção   e essa condição pode ser uma condição potencialmente fatal. Na Europa, os custos de HAI atingem, em média, 7 bilhões de euros anualmente .

Como prevenir SSI e HAI? Para ter sucesso na prevenção de infecções, assim como na proteção contra SSI e HAI, é necessário implementar procedimentos e rotinas seguros. Um estudo sobre a eficácia da quimioterapia nosocomial (SENIC) descobriu que o controle intensivo de infecções e as rotinas de vigilância tiveram como resultado uma redução de 32% nas taxas de infecção em um período de cinco anos . A chave é implementar rotinas multiníveis e usar os produtos e as soluções certas.

  • Importância da preparação da pele
  • Conhecendo as taxas de SSI
  • Liderança dentro das organizações
  • Escolhendo os produtos e as soluções certas

Importância da preparação da pele

A preparação da pele é de extrema importância na prevenção de SSI. Recomenda-se usar gluconato de clorexidina a 2% e uma solução de álcool isopropílico a 70% para descolonizar a pele antes da cirurgia. Isso se baseia em um corpo substancial de evidências sugerindo que esse é o agente ideal para a antissepsia pré-operatória da pele . As evidências sugerem que é a própria pele dos pacientes a fonte da maioria dos patógenos envolvidos na SSI . Portanto, enfocar majoritariamente a antissepsia da pele pode levar a um grande impacto nas taxas de infecção.

Conhecendo as taxas de SSI

Estudos demonstraram que a incidência das SSI varia grandemente entre hospitais e procedimentos clínicos . As equipes cirúrgicas que conhecem suas taxas de SSI podem implementar medidas para reduzi-las. Isso pode ser alcançado com a implementação de medidas básicas de prevenção da infecção relativamente acessíveis em termos de custos .

Liderança dentro das organizações

Para se ser bem-sucedido na “redução de SSI”, não será nunca suficiente enfatizar o papel da liderança. A importância da redução de HCAI, em geral, tem que ser impulsionada em todos os níveis da organização por pessoas chaves que tomarão a liderança do combate à infecção. Uma liderança adequada é vital no desenvolvimento de uma cultura que promova as melhores práticas e onde evitar a HCAI seja prioridade para o pessoal .

Usando os produtos e as soluções certas para a proteção ideal

Na Mölnlycke Health Care temos muito orgulho de criar as soluções cirúrgicas de uso único mais seguras possíveis para a segurança tanto de pacientes como de clínicos. A prevenção da infecção se encontra no centro de tudo o que fazemos e estamos continuamente desenvolvendo novos produtos e soluções para oferecer uma proteção ainda melhor aos profissionais e aos pacientes. Escolher os produtos certos é um componente essencial para sustentar e desenvolver um controle da infecção bem-sucedido.

Biogel® – luvas cirúrgicas

Biogel tem um sistema superior de indicação de perfuração para maior segurança. Até 97% das perfurações em luvas são detectadas com o sistema de indicação de perfuração Biogel. Esse é um recurso de segurança que ajuda a minimizar o risco de exposição a patógenos derivados do sangue, incluindo os vírus de HIV e de hepatite, tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde. No geral, as luvas cirúrgicas Biogel possuem o melhor nível de qualidade aceitável (do inglês: AQL – Acceptable Quality Level) no mercado no que respeita ao aspecto “livre de furos” .

As luvas duplas comprovaram reduzir a infecção cirúrgica cruzada entre profissionais e pacientes . As luvas duplas são recomendadas por US AORN (Association of Perioperative Registered Nurses) e RCS (Royal College of Surgeons of England). Estudos comprovaram que a detecção de perfuração durante a cirurgia perfazia um valor seriamente baixo de 37% com luvas simples em comparação com os 87% com sistema de indicação de perfuração Biogel. Ao acrescentar um segundo par de luvas cirúrgicas, veio reduzir significativamente as perfurações nas luvas internas, 34,7% para luvas simples e 3,8% para luvas duplas    .

Veja nossa gama de luvas cirúrgicas

BARRIER® – Vestimentas para profissionais cirúrgicos

As vestimentas para profissionais cirúrgicos BARRIER incluem uma seleção de combinações para proteção e conforto, adaptadas às várias exigências dos diferentes procedimentos. Os aventais cirúrgicos BARRIER são produtos específicos dos procedimentos, dobrados para fácil colocação asséptica. Os aventais cirúrgicos não só previnem a infecção da ferida cirúrgica como protegem a equipe cirúrgica de ser contaminada por fluidos. Os aventais cirúrgicos BARRIER oferecem diferentes níveis de proteção, cobrindo as necessidades de cirurgias menos invasivas com material repelente a fluidos, passando por cirurgias úmidas com frentes reforçadas de plástico permeáveis ao ar, mangas e costuras impermeáveis. As mais severas condições podem ser atendidas por meio do uso de aventais cirúrgicos impermeáveis por inteiro. Os aventais cirúrgicos BARRIER também atendem níveis de conforto muito altos graças ao material macio e permeável ao ar.

As vestimentas são desenvolvidas para assegurar o conforto e a segurança dos profissionais de saúde com relação aos pacientes. A gama de roupas de esfrega e de jaquetas de conjuntos de esfrega de uso único proporciona o conforto e a qualidade de usar roupa fresca todos os dias. As roupas de esfrega de uso único contribuem para o controle das infecções hospitalares . As roupas de segurança contra contaminação aérea fornecem uma barreira de infecção eficaz e reduzem o fluxo de escamas de pele que transportam bactérias da equipe para o meio ambiente   . Nossa gama de vestimentas para profissionais também inclui toucas e máscaras.

Veja nossa gama de vestimentas cirúrgicas para profissionais

BARRIER® – campos cirúrgicos

Todos os campos cirúrgicos BARRIER são projetados para contribuir para a segurança do paciente oferecendo uma barreira contra a migração microbiana. O controle eficaz da infecção é alcançado através de materiais impermeáveis, quando necessário, enquanto o controle eficaz do fluido é alcançado por meio de bolsas de absorção ou coleta de fluidos – permitindo uma área de trabalho mais seca. Todas as dobras são projetadas para um manuseio asséptico otimizado e fácil aplicação, o que também contribui para o controle de infecções. Os produtos BARRIER também são fornecidos completos, com o melhor serviço e apoio disponíveis, incluindo tanto treinamento com respeito ao seu uso ideal como soluções logísticas e de fornecimento customizadas, tudo de acordo com sua necessidade. 

Veja nossa gama de campos cirúrgicos

HiBi® antisséptico – lavagem das mãos e lavagem de todo o corpo

As mãos são uma potencial fonte e veículo de transmissão de microrganismos . O uso combinado de HiBiScrub com HiBi Liquid Hand Rub+ permite a eliminação imediata com base em uma técnica eficaz de “Scrub up” (esfrega) e “Top Up” (finalização) . Essa combinação proporciona um efeito residual de até seis horas .

A pele do paciente é uma importante fonte de contaminação da ferida   e é importante reduzir a carga microbiana e, portanto, o risco de infecção. Isso é normalmente feito na fase pré-operatória ao lavar todo o corpo. HiBiScrub ajuda a prevenir infecções de sítio cirúrgico (SSI) e infecções adquiridas em hospital (HAI)  . Ele proporciona proteção imediata e com efeito residual até seis horas . HiBiScrub é delicado para a pele e contém uma mistura de emolientes testada dermatologicamente .

'References'

Share this page on social media

Entre em contato conosco
Select your market

Select your market

Mölnlycke Close

Confirmação do profissional de saúde

As informações contidas na página que você está acessando se destinam apenas a profissionais de saúde. Ao clicar na caixa embaixo, você confirma que você é um profissional de saúde.